Consultoria para Gestão de Projetos Internacionais

Voltada para grupos de pesquisa, instituições e sociedades envolvidos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação com entidades de outro(s) país(es).

A boa gestão de projetos que envolvem a participação de pesquisadores e instituições de dois ou mais países começa pela comunicação efetiva e oportuna entre todos os atores. O desafio é ainda maior quando se trata de instituições com culturas organizacionais e modelos de governança bastante distintos entre si. Dada a importância cada vez maior dos projetos de colaboração internacional, muitas instituições de pesquisa criaram uma área ou divisão com a missão de gerenciar esses projetos. Ainda assim, há muitos desafios, tanto no planejamento como na operacionalização dos projetos.

Possuímos mais de 15 anos de experiência em projetos internacionais, conduzidos no Brasil e no exterior, trabalhando diretamente junto a instituições acadêmicas, de governo e privadas  em 15 países (*). Atuamos como facilitadores em todas as etapas do projeto, gerenciando a comunicação e relacionamento entre os participantes e contribuindo para o atingimento das metas, objetivos e impactos esperados.

Adotamos uma abordagem participativa, aproveitando experiências e conhecimentos dos diversos atores envolvidos para potenciar suas competências e construir novas capacidades para a gestão de projetos internacionais. Em todas as etapas do projeto, asseguramos a boa gestão da comunicação e do relacionamento entre as instituições e participantes do projeto.

A consultoria para gestão de projetos internacionais tipicamente inclui as seguintes atividades:
Definições iniciais

Governança: identificação dos atores-chave nas instituições, definição de sua participação no projeto e elaboração do plano de trabalho da consultoria.

Avaliações e diagnósticos iniciais para apoiar a definição de objetivos e metas, planejamento e elaboração de propostas.

Planejamento

Apoiamos os atores envolvidos no planejamento do projeto quanto a aderência aos  padrões internacionais e atendimento dos requerimentos de entidades financiadoras.

Criação de um plano de comunicação, que visa assegurar um fluxo efetivo e oportuno de informações e decisões ao longo do projeto.

Elaboração do plano de monitoramento do projeto, com definição de métricas e indicadores de desempenho.

Implementação

Medições e coleta de dados, análises e monitoramento da implementação do projeto.

Condução de reuniões, mediação de discussões e elaboração de relatórios em português, inglês e/ou espanhol.

Capacitações sob medida, de acordo com as necessidades identificadas durante as etapas de planejamento.

Avaliação

Avaliação dos resultados e impactos do projeto, enriquecida com entrevistas e questionários aos participantes e beneficiários do projeto.

Compilação de melhores práticas e lições aprendidas durante o projeto e elaboração de um estudo de caso.

Nossa experiência de consultoria internacional
Argentina
Belgica
Brasil
Chile
França
Alemanha
Guatemala
Mexico
Estados Unidos
Uruguai
Venezuela
Países Baixos
Perú
Colombia
Republica Dominicana